O presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse disse ‘’O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção climática. Afinal, é uma das maneiras mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis’’. Oliver ainda complementa ‘’Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir a mobilidade neutra do clima em todo o mundo’’.
O hidrogênio surge como uma opção adicional para mobilidade individual livre de emissões de gases poluentes no futuro, pois se enquadra no campo das tecnologias de energias renováveis.
O modelo que está em desenvolvimento é chamado de BMW iX5 Hydrogen e serão disponibilizados cerca de 100 unidades para teste para diferentes grupos-alvo. Utiliza como base o atual BMW X5 e está sendo construído na fabrica da BMW em seu Centro de Pesquisa e Inovação em Munique na Alemanha, utilizando células de combustível fornecidas pela Toyota. Para contribuir com a descarbonização, as células de combustíveis têm de ser alimentadas com hidrogênio verde (produzido com fontes renováveis).
A BMW divulgou alguns dados preliminares sobre o desempenho do seu carro movido a hidrogênio, como a aceleração de 0 a 100km/h ser realizada em 6 segundos, o consumo de hidrogênio é de 1,19kg a cada 100 km rodados e velocidade máxima de 180 km/h. O carro armazena hidrogênio em dois tanques e pode ser abastecido em três a quatro minutos.
A pretensão do BMW Group é de diminuir as emissões de CO2 por veículo durante todo o ciclo de vida em pelo menos 40% até 2030 em comparação com 2019.
A BMW vendeu mais de 215.00 veículos totalmente elétricos em todo o mundo em 2022, representando um aumento de 108% em relação ao ano de 2021, pretendendo que 50% de suas vendas totais sejam de veículos elétricos.
Existem várias outras empresas que pesquisam sobre o uso do hidrogênio como combustível, como por exemplo a Toyota e a Hyundai.